O objetivo deste estudo foi capacitar, com base na Análise Aplicada do Comportamento, cuidadores de indivíduos com TEA que apresentam comportamento disruptivo e deficit de comunicação. Os resultados mostraram redução nos comportamentos disruptivos e também dos sintomas de depressão dos cuidadores.
Referência:
BAGAIOLO, L. F., CUNHA, G. R., NOGUEIRA, M. L. M., BRAIDO, M., BORDINI, D., SASAKI, T. N. D., & PACÍFI CO, C. R. (2019). Implementing a community-based parent training behavioral intervention for Autism Spectrum Disorder. Psicologia: Teoria e Prática, 21(3), 456-472. doi:10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p456-472
PDF do artigo completo:
Resumo:
O transtorno do espectro do autismo (TEA) afeta precocemente áreas de desenvolvimento e resulta em uma sobrecarga significativa para as famílias, tanto emocional quanto economicamente. Este é um estudo não controlado, multicêntrico, com o objetivo de capacitar, com base na Análise Aplicada do Comportamento, cuidadores de indivíduos com TEA que apresentam comportamento disruptivo e deficit de comunicação. Os resultados mostraram redução nos comportamentos disruptivos, medidos pelo Aberrant Behavior Checklist (ABC), e também nos sintomas de depressão e ansiedade dos cuidadores, avaliados pela Escala de Hamilton. As intervenções em grupo podem ser uma alternativa viável para atingir uma parcela maior da população.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; capacitação parental; análise do
comportamento aplicada; gestão de comportamentos disruptivos; treino de comunicação funcional.
Comments