Um estudo clínico randomizado para testar a efetividade da capacitação de pais, através de vídeo
Pesquisa
Atuação na área de pesquisa:
No campo da pesquisa, nosso ambulatório é referência nacional, incluindo liderança e colaborações em projetos multicêntricos com outras universidades.
Temos três eixos principais:
(1) identificação de pessoas, principalmente, crianças com TEA;
(2) mapeamento da rede de serviços e profissionais;
(3) elaboração e avaliação de modelos de assistência. O objetivo principal destes modelos é a elaboração e a implantação de terapias eficazes de baixo custo e alta qualidade.
Veja agora o vídeo em que a Drª. Cristiane Silvestre, Psicóloga e Coordenadora da Área de Pesquisa, explica sobre os estudos de pesquisa desenvolvidos pela nossa equipe e de projetos em parceria com outras universidades.
Principais eixos de pesquisa
Conheça 3 estudos de pesquisa realizados pelos nossos pesquisadores em conjunto com centros multicêntricos de outras universidades:
1- OERA: Instrumento de rastreio de autismo de baixo custo e fácil aplicação.
2- Pesquisa realizada em países da América Latina: Estudo destinado a identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com autismo no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela e República Dominicana (artigo publicado em 2020).
3-Capacitação de pais por vídeo modelação: Estudo mostra a técnica de ensino de pais por vídeo como uma alternativa eficaz e sem custo no tratamento de crianças com autismo e deficiência intelectual. Conheça o estudo e acesse os 19 vídeos gratuitamente (artigo publicado em 2020).